Harmonia – Duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo. Arte de combinar as notas formando, acordes, progressões, e preenchimento sonoro.
Tonalidade é um ambiente sonoro. A escolha das notas (escala) e a construção de acordes que usam essas notas, criam diferentes atmosferas. Musica tonal é um sistema de organização dessas notas e acordes baseadas no conceito de tensão resolução.
Ponderações: Até a idade média a música se baseava em escalas. alguns poucos acordes, mas essencialmente melodias e contrapontos.
A partir do período barroco, com a criação dos instrumento de teclas com 12 notas ( 7 brancas e 5 pretas, instrumentos temperados), o uso dos acordes ficou mais presente.
De todas as escalas usadas, duas tiveram a preferencia dos músicos para a formação e uso de progressões de acordes o modo jonico e o eolio, que receberam o novo nome Maior e menor. Nasceu o conceito de campo harmônico , tonalidade, música tonal. o sistema foi evoluindo na Europa por séculos.
Foram atribuídas aos acordes as funções: tônica, dominante e subdominante. Tonica: sensação de estabilidade, dominante: sensação de tensão que pede resolução, e subdominante: um meio termo, uma espécie de prenúncio da tensão.
Maior
- Do maior (C)
- Re Maior (D)
- Mi Maior (E)
- Fa maior (F)
- Sol Maior (G)
- La maior (A)
- Si Maior (B)
- Si bemol Maior (Bb)
Menor
- Do menor (no ukulele) (Cm)
- Do menor
- Do sustenido menor (C#m)
- Re menor (no ukulelê) (Dm)
- Re menor (Dm)
- Mi menor (Em)
- Sol menor (Gm)
- La menor (Am)
- Si menor (Bm)
- Si Bemol Menor (Bbm)
Olá, toco violão há 11 anos e apesar de ter começado depois de velho, dizem q eu toco bem, mas não consigo acompanhar, sem ensaio, alguém tocando outro instrumento ou tocar uma música que nunca fenha tocado sem ler a cifra. Dizem que saber o campo harmônico resolveria esse problema mas não consigo ver como, já que as músicas não ficam no mesmo campo, por exemplo uma música em G pode conter o Bm e o Bb, o B, o Cm, etc, que não fazem parte do CH de G. Alguma dica útil para isso entrar na minha cabeça? Como saberei o tom emprestado? Muito obrigado.
O campo harmônico é uma forma de raciocínio muito útil, mas não é engessado. de fato outros acordes podem entrar na musica emprestados de outro campo, também tem os acordes dominantes que funcionam como preparatórios dos acordes do campo. em linhas gerais voce tem o campo, os dominantes e os emprestimos. para saber de onde vem o emprestimo voce precisaria conhecer todas os campos, e bem, para poder associar a sequencia estranha ao campo e reconhecer de onde vem. não existe uma formula. só conhecendo bem todos os campos. a dica é saiba os dominantes de cada acorde e decore todos os campos. haha falar é facil… abs batata
Olá batata, obrigado pelo seu tempo. Qdo. Vc diz p/ saber a dominante de cada acorde, vc quis dizer de cada campo, certo? A dominante do acorde é o bordão, é a nota mais grave que dá nome ao acorde. Uma das minhas dúvidas é: o conhecimento do campo harmônico é ótimo para compor ou tirar uma música de ouvido; não é suficiente para tocar uma música de improviso acompanhando outra pessoa tocando , mesmo sabendo o tom que ela está tocando, certo?
Um abraço
voce confundiu tudo. dominante é o acorde preparatório tenso que se resolve em outro acorde do campo. isso que voce se refere sobre o bordão é a fundamental. o raciocinio de campo harmonico é suficiente para ir de improviso caso você domine bem os detalhes e pense rapido haha
Hoje pensei no assunto e entendi a confusão com a dominante, afastamento, resolução. Obrigado. Algum exercício ou macete para treinar essa percepção?
Um abraço
tirar mil musicas de ouvido sem a ajuda de nenhum site de cifras haha
Obrigado PROFESSOR BATATA. Agora vou aprender violão de verdade. Estou estudando escalas e campo harmônico pelo BIG UNHA. E aprendendo Yoga também. Um fraterno abraço.
Zenildo Tabosa Viana Filho – RJ
Boa!