Acordes caminham em progressões formando frases. Formamos os acordes a partir de notas da escala. Uma escala de 7 sons ( diatônica) terá 7 acordes ou sete graus. è comum essa numeração ser em algarismos romanos.
Embora atuem em harmonia com as melodias, os acordes formam seus próprios caminhos. Assim a mesma melodia pode ser harmonizada de várias formas. Da mesma forma melodias diferentes podem ser feitas a partir de uma sequencia de acordes.
- Explicação do alemão sobre o que é uma progressão
- Aula de harmonia. (fácil de entender com exemplos)
- Forme uma progressão no piano (Fácil)
- 3 acordes em sequencia
Progressões tiradas de músicas conhecidas
- Introdução de Heaven (Louis Armstrong)
- Música Berimbau progressão Dm7 – Am7
- Sequencia de três acordes para Eduardo e Monica
- Progressão 1-4 e 2-5-1 baseada em tarde em itapoã
- Luz do sol (Caetano Veloso)
- Madalena de Elis Regina
- Don’t look back in anger de Oasis
- Upside Down de Jack Johnson
- Iris do Goo-goo- Dolls
- Here comes the sun ( Beatles)
- One ( U2)
- Os acordes de Let it be ensinados por partes no piano
- Don’t cry
- Girl put your records on
Outras progressões famosas e seus graus dentro da escala:
Na musica tonal os acordes tem funções, motivos e hierarquias, dentro do contexto das progressões. Fenômeno esse conhecido como harmonia funcional. Ao contrario da música modal que tem menos acordes e eles não tem hierarquias ou grandes regras pra cumprir. As principais funções são – subdominante com certo grau de tensão que motiva a chegada do dominante tenso que prepara a chegada da tônica que é resoluta.
- V ( dominante gera tensão )- I ( tônica resolve a tensão)
- Dominante resolução explicações
- Lista geral de acordes dominantes com suas resoluções
- Progressão G7(13) – C7+
- II ( subdominante tem um certo grau de tensão e puxa para o dominante)- V ( dominante gera tensão) – e II – V – I ( ciclo completo ) Progressão 2 5 1
- Progressão II-V-I para improvisar no piano no tom do maior
- II V I substituindo o V (subV) Como substituir acordes
- II V I em La menor (Am)
- II-V-I em Mi menor (Em)
- II V I em Re maior (D)
- I – II – IV ( subdominante) – VI Progressão 1 2 4 6
- I – VI ( tonica) – II – V Progressão 1 6 2 5
- I- VI-II-V- Progressão no estilo Jazz
- I – VI – II – V
- I – VI – IV – V Progressão 1 6 4 5
- I – VI – II – V Progressão 1 6 2 5
- I – VI – VII Progressão 1 6 7
- I – V/ii (dominante secundário) – II – V Progressão 1 – 5/2 – 2 – 5
- A- F#7- Bm- E Samba no cavaquinho
- I – IV – plagal Progressão 1 4
- Cadencia andaluza Progressão 1 7 6 5
- Outras
- Progressão no estilo gypsy jazz e frases para solar
- Sequencia de dois acordes: A e variação para improvisar.
- A – D – E – G
- Am6 D7(9) E7(9+)
- Progressão F7+ – Gm7 e improviso de voz
- Sessa e os acordes difíceis de Miles Davis
- Progressões usadas por Tom Jobim no estilo Turnaround
Sexta napolitana e acordes de sexta aumentada