- O acorde C ou do maior tem função estável ou tônica. Pode ser acrescido de uma sétima maior (nota si)
- O acorde Dm ou re menor tem função de subdominante tensão moderada. podes ser acrescido de uma sétima menor (nota do)
- O acorde Em ou mi menor é bastante ambíguo em relação a sua função. Pode tanto ser considerado tônica quanto subdominante. Como todos os outros pode ser acrescido de uma sétima menor no caso a nota re.
- O acorde F ou fa maior tem a função subdominante, media tensão. Pode ser acrescido da 7 maior nota mi
- O acorde G ou sol maior tem a função dominante ou tenso, cabe ser acrescido da sétima menor ( nota fa). A nota fá é justamente o principal motivo deste acorde ser tenso. Sua relação com a nota si presente no acorde básico, forma um intervalo tenso conhecido como tritom. Na música tonal esse intervalo é tolerado desde que se resolva em um outro mais consonante. Suas melhores resoluções vão para o acorde do maior e la menor, os acordes estáveis do campo.
- O acorde Am ou la menor tem a função de tônica ou estável junto com do maior seu relativo maior. pode ser acrescido de uma 7 menor (nota sol)
- O acorde Bdim ou si diminuto ou ainda Bº tem a função dominante, contem tritom em sua estrutura. pode ser acrescido de uma 7 menor. Acaba por ter 2 nomes si meio diminuto ou Bm7(5b) si menor com 7 e quinta diminuta. Esse acorde é quase que uma exceção e acaba por ter uma função subdominante em outros contextos.( segundo grau da escala menor, que puxa para o dominante da fundamental)