Se você gosta de cantar observe…
- O controle da passagem do ar pelas suas cordas vocais. Assim você controlará melhor as intensidades de sua voz.
- Procure apoios para a voz no diafragma, nos ossos ísquios e nos pés e no chão. O olhar e seus direcionamentos também são uma base de apoio.
- Pronuncie bem as consoantes ( articulação). Elas acabam formando ritmos interessantes. Fortalecimento das musculaturas da língua e da face como um todo além do pescoço fazem parte desse processo.
- Harmonize a voz com o meio ambiente que você está. No quarto sua voz tem algumas qualidades. Ao ar livre tem outras. Em ambientes que façam eco sua voz cresce ( viva o chuveiro). No caso de usar microfone, a relação de distancia-volume do são cruciais (microfone alto dá microfonia é um perigo, mas se bem regulado facilita o relaxamento das musculaturas .
- Caso se sinta tímido, crie um personagem que se desidentifique de sua própria pessoa. Assim você joga a responsabilidade de sua timidez para ele.
- O cantor não trabalha somente a voz. Os gestos e a expressão corporal influenciam muito a arte final.
- Para notas mais graves dirija a ressonância para o peito, para voz mais aguda direcione para a cabeça. è possível a fusão das duas coisas.
- Passe para o ouvinte o sentido do que você está cantando.
- Coloque um pouco de vibrato na voz.
- Observe bem o fim de cada frase. Os últimos momentos de cada idéia também precisam de sua energia.
- Direcione sua voz para uma pessoa, ou para um ponto, assim ela não se perderá por aí, e você criará um vinculo com esta pessoa ou este ponto. É importante para o cantor criar vínculos com sua plateia.
- As cordas vocais e os músculos respiratórios, assim como qualquer musculatura de nosso corpo, para se manterem fortes e trabalhar da melhor maneira, precisam de cuidados diários. Não adianta praticar de vez em quando. Tem que ser todo dia.



É normal quando existe a timidez, que a pessoa (no caso, eu) cante mais baixo?
acho normal sim. tem que enfrentar a timidez em minha opinião. não é facil haha